COMO PREGAR O QUE CRISTO ORDENOU?
COMO PREGAR O QUE CRISTO ORDENOU?
“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinem esses novos discípulos a obedecer a todas as ordens que eu lhes dei. E lembrem-se disto: estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.” (Mateus 28.19,20 - NVT)
Há uma diferença entre pregar e falar de Deus. Falar de Deus é fácil, qualquer um com emoção no peito e uma boa retórica consegue. Mas pregar o que Ele ordenou… ah, isso exige joelhos no chão, coração quebrantado e dedicação constante à leitura e ao estudo da Palavra de Deus. Só assim conheceremos, de fato, o que Ele ordenou.
Jesus não disse “preguem o que vocês acham bonito”, nem “ensinem o que agrada ao público”. Ele disse: “ensinem o que eu tenho ordenado.”
E aqui está o ponto que corta o ego de qualquer pregador. Como vou saber o que Deus ordenou se não me sento aos pés dEle todos os dias e nem se dedico à leitura e estudo das Escrituras?
Pregação não é opinião; é transmissão. O verdadeiro pregador é um mensageiro, não um autor. Ele não cria a mensagem, somente entrega o que recebeu.
Por isso, o maior desafio não é falar, é ouvir, ler e se dedicar à Bíblia.
Quer pregar? Então, primeiro aprenda a escutar Deus através da Escritura. Quer ensinar? Então, seja ensinavel.
O texto de Mateus 28.19,20 não é somente um envio, é uma condição: “Ensinem a obedecer a tudo o que EU lhes ordenei.” Não é sobre criatividade, é sobre fidelidade. Não é sobre conquistar plateias, é sobre formar discípulos. E não é sobre aparecer, é sobre fazer Cristo conhecido.
Antes de subir para pregar, pergunte-se: “Isso é o que Ele mandou, ou é o que eu quero dizer?”
Pregadores que não se curvam diante da Palavra acabam falando de si mesmos.
— Rafael Assiz
Comentários
Postar um comentário