POR QUE PASTORES DESENVOLVEM ANSIEDADE E DEPRESSÃO?E COMO SE AJUDAR?
POR QUE PASTORES DESENVOLVEM ANSIEDADE E DEPRESSÃO? E COMO SE AJUDAR?
1. OUVIR A TODOS, MAS NÃO SE ABRIR COM NINGUÉM.
Busque uma rede de apoio onde você possa compartilhar seus sentimentos e desafios. Encontre mentores ou amigos de confiança que também cuidem de você, assim como você cuida dos outros.
2. VIVER CERCADO DE OVELHAS, MAS MUITAS VEZES SEM AMIGOS DE CONFIANÇA.
Estabeleça amizades fora do ambiente pastoral. Ter uma convivência autêntica com pessoas que não dependem do seu papel de pastor pode aliviar a sensação de isolamento.
3. CUIDAR DE TODOS ATÉ QUE NÃO SOBRE TEMPO PARA CUIDAR DE SI.
Priorize seu autocuidado. Dedique tempo para atividades que recarreguem suas energias, seja praticando exercícios, lendo, ou até descansando. Você não pode dar o que não tem.
4. CARREGAR A PRESSÃO DE CADA DETALHE DA IGREJA.
Delegue responsabilidades. Confie nas equipes e membros da igreja para que todos trabalhem juntos, aliviando a pressão de carregar tudo sozinho. A igreja é um corpo, e cada parte tem seu papel.
5. SENTIR QUE “NÃO POSSO ERRAR” AOS OLHOS DOS OUTROS.
Lembre-se de que você é humano, assim como todos. Aceitar suas limitações e erros cria um ambiente de empatia e autenticidade. Busque crescimento e não perfeição.
Cuidar e pastorear é uma tarefa nobre, mas já exige muito de quem a exerce. Ao invés de sobrecarregar ainda mais, pratique a troca de cuidados. Igrejas saudáveis nascem quando todos cuidam uns dos outros, de forma mútua e equilibrada.
"Ajudem a levar os fardos uns dos outros e obedeçam, desse modo, à lei de Cristo."
(Gálatas 6:2 - NVT)
Comentários
Postar um comentário