SABE O QUE NÃO TEM NA BÍBLIA? A SUA OPINIÃO
SABE O QUE NÃO TEM NA BÍBLIA? A SUA OPINIÃO.
Em uma era onde a opinião é celebrada e elevada quase à condição de verdade, é essencial lembrar que, quando se trata da Palavra de Deus, a nossa opinião é limitada e falha. Deus, em Sua infinita sabedoria, não deixou margem para a interpretação humana influenciada pelo pecado e pela falibilidade. Ele nos deu a Escritura como uma revelação perfeita e inerrante, uma rocha firme sobre a qual podemos construir nossa fé e nossa vida.
A Bíblia não contém as opiniões humanas sobre Deus; ao contrário, ela é a revelação de Deus aos homens. Em 2 Pedro 1:20,21 - NVT lemos: “Acima de tudo, saibam que nenhuma profecia nas Escrituras surgiu do entendimento do próprio profeta, nem de iniciativa humana. Esses homens foram impulsionados pelo Espírito Santo e falaram da parte de Deus.” Pedro enfatiza que a Escritura não é produto da vontade humana.
A sabedoria humana é, na maioria, sujeita às limitações do tempo e do espaço. Nossas opiniões são moldadas por nossa cultura, experiências pessoais e conhecimentos limitados. Jeremias 17:9 - NVT nos adverte: “O coração humano é mais enganoso que qualquer coisa e é extremamente perverso; quem sabe, de fato, o quanto é mau?” Se nossas próprias opiniões são influenciadas por um coração enganoso, como poderíamos confiar nelas para discernir a verdade eterna e divina?
Jesus, em Seu ministério terreno, confrontou frequentemente as tradições e opiniões dos líderes religiosos que distorciam a verdade de Deus. Em Mateus 15:6b - NVT, Ele disse: “… Com isso, vocês anulam a palavra de Deus em favor de sua própria tradição.” As tradições humanas, mesmo bem-intencionadas, podem desviar-nos da pura verdade de Deus. As Escrituras, no entanto, permanecem como a luz infalível que ilumina nosso caminho (Salmo 119:105).
Charles Spurgeon, pregador notável, declarou: “A Palavra de Deus é como um leão. Você não tem que defendê-lo. Deixe-o solto; ele se defenderá sozinho.” Esta confiança na suficiência e no poder da Palavra de Deus é um chamado para todos os cristãos. Em vez de tentarmos moldar a Bíblia às nossas opiniões, devemos nos submeter à sua autoridade, deixando que ela molde nossas vidas e pensamentos.
Assim, ao nos depararmos com questões de fé e vida, devemos lembrar que nossas opiniões são como vapores, que desaparecem ao sol da verdade divina. A Palavra de Deus, ao contrário, é eterna e firme. Como afirmou Agostinho: “Se você acredita no que gosta nos Evangelhos e rejeita o que não gosta, não é no Evangelho que você acredita, mas em si mesmo.”
Portanto, que possamos abandonar nossas opiniões falhas e abraçar a infalível Palavra de Deus, permitindo que Sua verdade nos guie em todos os aspectos de nossa vida. Ela é a lâmpada para nossos pés e luz para nosso caminho, e em sua inerrância encontramos a segurança que nossas opiniões jamais poderão proporcionar. Apegue-se a Palavra de Deus e prossiga!
Pr Rafael Assiz @rafaelassiz
Assembleia de Deus Ministério do Belém
Escritor, Pós-graduado em Aconselhamento e Psicologia Pastoral,
Pós-graduado em Teologia e Interpretação Bíblica
Comentários
Postar um comentário