CORPUS CHRISTI
CONHECE A HISTÓRIA DE CORPUS CHRISTI?
Corpus Christi é uma festa católica que celebra a presença de Jesus Cristo na eucaristia, o sacramento da Santa Ceia. “Corpus Christi” é uma expressão em latim que significa “Corpo de Cristo”.
Uma freira que teve uma visão sobre a ceia é conhecida como Juliana de Cornillon. Ela viveu no século XIII, na cidade de Liège, na atual Bélgica. Juliana teve suas visões compartilhadas com o padre Jacques Pantaléon, que mais tarde se tornou o Papa Urbano IV. Ela expressou seu desejo de que uma festa fosse estabelecida em honra da eucaristia, e o Papa Urbano IV, considerando as revelações de Juliana, instituiu a festa de Corpus Christi em 1264. As visões específicas de Juliana de Cornillon não são discriminadas precisamente nos registros históricos disponíveis. No entanto, é relatado que ela teve visões e revelações que a levaram a promover a instituição de uma festa dedicada à eucaristia.
A origem dessa celebração remonta ao século XIII, mais precisamente ao ano de 1264, quando o Papa Urbano IV estabeleceu a festa de Corpus Christi para toda a Igreja católica. A decisão foi tomada após um milagre relacionado com o sacramento da eucaristia.
Segundo a tradição católica, um padre chamado Pedro de Praga, da cidade de Bolsena, na Itália, estava celebrando uma missa e tinha dúvidas sobre a presença real de Jesus Cristo na eucaristia. Durante a consagração, a hóstia teria se transformado em carne, e algumas gotas de sangue caíram sobre o corporal, um pano usado no altar. Esse evento é conhecido como “Milagre de Bolsena”.
O Papa Urbano IV, ao tomar conhecimento desse milagre, decidiu instituir a festa de Corpus Christi, visando reafirmar a crença na presença real de Cristo na eucaristia. A festa foi celebrada pela primeira vez em 11 de agosto de 1264, na cidade de Orvieto, também na Itália, onde as relíquias do suposto milagre foram guardadas.
Desde então, a festa de Corpus Christi passou a ser celebrada em todo o mundo católico. Ela ocorre 60 dias após a páscoa, sempre na quinta-feira. Durante a celebração, ocorre uma procissão onde o santíssimo sacramento, representado pela hóstia consagrada, é levado em procissão pelas ruas.
PORQUE OS PROTESTANTE NÃO CELEBRADA O CORPUS CHRISTI
Uma das principais diferenças está na interpretação da presença de Jesus Cristo na eucaristia. Enquanto a Igreja católica acredita na “presença real” de Cristo na eucaristia, ou seja, que o pão e o vinho se transformam literalmente no corpo e no sangue de Cristo durante a consagração. O protestante crê que o pão e o vinho são representações do corpo e do sangue de Cristo, mas não há uma transformação física, e nenhum dos elementos materias da Santa Ceia deve ser adorado, apenas Jesus, o Cristo.
“𝘖 𝘚𝘢𝘤𝘳𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰 𝘥𝘢 𝘊𝘦𝘪𝘢 𝘥𝘰 𝘚𝘦𝘯𝘩𝘰𝘳 𝘯𝘢̃𝘰 𝘧𝘰𝘪 𝘱𝘦𝘭𝘢 𝘰𝘳𝘥𝘦𝘯𝘢𝘯𝘤̧𝘢 𝘥𝘦 𝘊𝘳𝘪𝘴𝘵𝘰 𝘳𝘦𝘴𝘦𝘳𝘷𝘢𝘥𝘰, 𝘯𝘦𝘮 𝘭𝘦𝘷𝘢𝘥𝘰 𝘦𝘮 𝘱𝘳𝘰𝘤𝘪𝘴𝘴𝘢̃𝘰, 𝘯𝘦𝘮 𝘦𝘭𝘦𝘷𝘢𝘥𝘰, 𝘯𝘦𝘮 𝘢𝘥𝘰𝘳𝘢𝘥𝘰.”
— Anglicanos (Os XXXIX Artigos da Religião, Artigo XXIII da Ceia do Senhor)
“𝘙𝘦𝘫𝘦𝘪𝘵𝘢𝘮𝘰𝘴 𝘦 𝘤𝘰𝘯𝘥𝘦𝘯𝘢𝘮𝘰𝘴 […] 𝘰 𝘦𝘯𝘴𝘪𝘯𝘰 𝘥𝘦 𝘲𝘶𝘦 𝘴𝘦 𝘥𝘦𝘷𝘦𝘮 𝘢𝘥𝘰𝘳𝘢𝘳 𝘰𝘴 𝘦𝘭𝘦𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰𝘴, 𝘢𝘴 '𝘴𝘱𝘦𝘤𝘪𝘦𝘴' 𝘰𝘶 𝘢𝘴 𝘧𝘰𝘳𝘮𝘢𝘴 𝘷𝘪𝘴𝘪́𝘷𝘦𝘪𝘴 𝘥𝘰 𝘱𝘢̃𝘰 𝘦 𝘥𝘰 𝘷𝘪𝘯𝘩𝘰 𝘢𝘣𝘦𝘯𝘤̧𝘰𝘢𝘥𝘰𝘴”.
— Luteranos (Fórmula de Concórdia, VII).
“𝘈 𝘢𝘥𝘰𝘳𝘢𝘤̧𝘢̃𝘰 𝘥𝘰𝘴 𝘦𝘭𝘦𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰𝘴, 𝘢 𝘦𝘭𝘦𝘷𝘢𝘤̧𝘢̃𝘰 𝘰𝘶 𝘱𝘳𝘰𝘤𝘪𝘴𝘴𝘢̃𝘰 𝘥𝘦𝘭𝘦𝘴 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘴𝘦𝘳𝘦𝘮 𝘢𝘥𝘰𝘳𝘢𝘥𝘰𝘴 𝘦 𝘢 𝘴𝘶𝘢 𝘤𝘰𝘯𝘴𝘦𝘳𝘷𝘢𝘤̧𝘢̃𝘰 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘲𝘶𝘢𝘭𝘲𝘶𝘦𝘳 𝘶𝘴𝘰 𝘳𝘦𝘭𝘪𝘨𝘪𝘰𝘴𝘰, 𝘴𝘢̃𝘰 𝘤𝘰𝘪𝘴𝘢𝘴 𝘤𝘰𝘯𝘵𝘳𝘢́𝘳𝘪𝘢𝘴 𝘢̀ 𝘯𝘢𝘵𝘶𝘳𝘦𝘻𝘢 𝘥𝘦𝘴𝘵𝘦 𝘴𝘢𝘤𝘳𝘢𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰 𝘦 𝘢̀ 𝘪𝘯𝘴𝘵𝘪𝘵𝘶𝘪𝘤̧𝘢̃𝘰 𝘥𝘦 𝘊𝘳𝘪𝘴𝘵𝘰”
— Calvinistas (Confissão de Westminster, XXIX)
Comentários
Postar um comentário